A drenagem linfática tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitam o bombeamento fisiológico.
Ela exerce influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, amplia a absorção de nutrientes pelo trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, entre outras funções.
Em consequência disso, observam-se diversos benefícios, tais como a redução do edema, maior hidratação e nutrição celular, aceleração na cicatrização de ferimentos (devido a uma melhor irrigação sanguínea resultante da diminuição do edema) e absorção mais rápida de hematomas e equimoses.
INDICADO PARA: A drenagem linfática é indicada para uma variedade de situações, incluindo tecidos edemaciados, comprometimento da circulação sanguínea de retorno, edema durante a gravidez e tensão pré-menstrual, tratamento pré e pós-cirurgia plástica, pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloides, além de proporcionar relaxamento para pessoas tensas, entre outras aplicações.